4 de julho de 2012

10 atitudes fundamentais para recuperar a boa forma pós-parto!


Nada altera mais a silhueta feminina do que a gravidez, e logo após o nascimento do bebê começa uma certa pressão para a mulher voltar ao seu corpo anterior, além de uma expectativa, nem sempre silenciosa, se ela vai se manter quilos e quilos acima do seu peso normal para sempre. 

Outro fator que aumenta esta pressão são as dezenas de celebridades que desfilam corpos magros e tonificados poucos meses após o nascimento dos seus filhos. No entanto, como qualquer mulher, para conseguir isso elas investem em disciplina, hábitos saudáveis, tratamentos, e em exercícios físicos para ficarem em forma pós-parto. Algumas fazem isso cedo demais. Não precisa.


 10 atitudes fundamentais
para recuperar a boa forma pós-parto!



1- Curta o momento, seu filho chegou! 

Mesmo se você já tiver filhos, o novo bebê e você têm que ter o seu próprio período de adaptação. Você vão descobrir horários e limites para fazer as coisas; o bebê vai reagir ao meio-ambiente; a família vai interagir com o bebê, a rotina da casa vai mudar. Tenha calma e compreensão com este capítulo da sua vida. 

Lembre-se que o seu organismo sofreu grandes transformações durante a gestação. Crie um bom ninho e dedique-se prioritariamente a ele nos primeiros três meses. Se você não cometer excessos alimentares e fizer (com regularidade) qualquer atividade física leve como uma caminhada já ajudará muito, e o que é melhor, sem atrapalhar este momento único.

"As prioridades mudam. Você passa a se preocupar mais com o bebê, a madrugada é pontuada por mamadas, você não dorme muito bem, fica com menos disposição nessa fase. Tudo tem seu tempo"

( Angélica - Folha.com - Sobre o pós-parto do filho Benício, seu 2º filho em 2007)




2 - Feche a boca (para guloseimas e gorduras)!

Não é o momento para muitas restrições alimentares, porque você precisa de nutrientes e energia para cuidar do bebê, viver sua vida e produzir leite de maneira adequada, mas não pode permitir-se tudo. Fique longe de doces, de gorduras, de massas e refrigerantes. Ingira apenas o que for saudável!

"Muitas mulheres usam a gravidez ou a amamentação como justificativa para fazer atrocidades alimentares que elas não se permitiriam em outras fases da vida. Depois do parto o corpo 'quer' emagrecer, é natural que volte ao peso anterior, mas você também não pode fazer de tudo para impedi-lo"

(Andrea Santa Rosa -  Nutricionista - Centro Brasileiro de Nutrição Funcional para a Folha.com em 2012)



3 - Amamente como se não houvesse amanhã.   

Não é lenda. Estudos clínicos garantem que a amamentação ajuda o corpo a voltar à forma, porque o corpo queima calorias produzindo leite e durante a amamentação. Com o aleitamento, a mulher pode queimar cerca de 600 calorias diárias e perder até meio quilo por mês. Para se ter uma ideia deste benefício, uma corrida na esteira por 30 minutos queima cerca de 200 calorias! 

“Eu perdi boa parte do meu peso com a amamentação e encorajo as mulheres a fazerem o mesmo. É tão bom para o bebê como para si mesma” 

(Beyoncé - Revista people - Sobre o nascimento da sua 1ª filha Ivy em 2012)



4 - Não tenha pressa, respeite seu corpo.

Apesar de variável, a a média de tempo para perder o peso acumulado durante a gestação pode ser de até seis meses, ou um pouco mais para aquelas que já estavam acima do peso quando engravidaram, ou engordaram além da conta durante os nove meses.
O importante é ter força de vontade, mas as pessoas são diferentes. Algumas precisam de dieta especial, outras não; algumas têm que fazer exercícios por mais tempo, outras se recuperam rapidamente.  
"É piração cobrar boa forma logo após o parto. Busco é saúde"
(Giovanna Antonelli - Revista Quem 2011 - Entrevista sobre o seu pós-parto das gêmeas Antônia e Sofia em 2011)
 

5 - Levante-se e malhe!

O projeto de voltar à boa forma tem que contar com alguma atividade física para ajudar, ampliar e garantir melhores resultados. Após os três meses iniciais é aconselhável que a nova mãe procure alguma atividade física. Hoje há inúmeras opções: pilates, corrida, caminhadas, natação, hidromassagem, musculação, dança, alongamento, ginástica localizada, Ioga, entre tantas outras. Não há desculpa para você não encontrar uma para chamar de sua! Bons resultados tem muito mais a ver com regularidade do que com esforço. É uma questão de determinação e disciplina. 

"Não gosto de malhar! (...) Malho por obrigação! Se pudesse malhar dormindo... Passo por cima da minha vontade e vou. Quando chove vou de guarda-chuva."

(Giovanna Antonelli - Revista Quem - Entrevista sobre o seu pós-parto das gêmeas Antônia e Sofia em 2011)




6 - Faça uma dieta personalizada.

O ideal é investir na orientação de um nutricionista, porque ele vai prescrever uma dieta adequada a você, aos seus hábitos, e ao seu momento. Todo cuidado é pouco. A mulher que está amamentando  precisa oferecer os nutrientes necessários ao seu filho, e isso pode ser conflitante com o objetivo de emagrecer, então é recomendável uma orientação especializada do que comer e não comer.

"É importante consultar um médico ou nutricionista logo após dar a luz, sem perder tempo. A amamentação ajuda, mas sozinha não faz milagres"

(Luciano Negreiros, autor do livro "Emagrecimente" para o site Ego em 2010)



7 - Invista no equilíbrio!

Nada de malhar loucamente, de passar fome e de ficar refém de dietas. Você tem um novo serzinho para criar, uma vida para viver e vai precisar de energia, satisfação e bem-estar! Portanto, faça o que tiver que fazer para voltar à boa forma, mas faça tudo com equilíbrio e bom senso. Não adianta emagrecer às custas de torturas, tensões, ansiedades e ataques de nervos!


''Quando perdi 5,5 quilos, tirei uma semana de férias. Não enfiei o pé na jaca, mas comi bem mais. Não entro na dieta para ficar direto, dou umas escapulidas conscientes. (...) O que faço normalmente é, se um dia como demais, no outro me controlo. É a lei da compensação'' 

(Carolina Dieckmann- Portal az - Sobre o pós-parto do seu 2º filho José em 2007)




8 - Gaste calorias sendo mãe!

Acredite, se envolver com todas as atividades do seu bebê já vai fazê-la gastar dezenas e dezenas de calorias! Além de amamentar, troque você mesma as fraldas, brinque, dê passeios com ele, dê banho, coloque-o para dormir. Delegue à babá tarefas de apoio e a acione nos momentos em que tiver exausta; além de uma intimidade gostosa, você vai emagrecer fácil!  

"Um professor de educação física me ensinou a contrair a barriga enquanto empurrava o carrinho, a manter a postura correta na hora de carregar o bebê, coisas que a gente repete tantas vezes ao dia que são de grande ajuda.(...) Depois de ter filhos a gente quer passar o tempo todo com eles; minha solução foi incluí-los nos exercícios"

(Myrian Clark - jornalista autor do livro "Em Forma Com Seu Bebê" - Panda Books)




9 - Estabeleça sua meta pessoal

Algumas mulheres querem voltar a vestir àquele jeans;  outras querem perder 10 quilos; outras precisam perder bem mais do que isso; há aquelas que sonham em recuperar a barriguinha tonificada. Não importa o que você quer, o que importa é a sua disposição em conseguir o que quer!

"Todo mundo me pergunta quantos quilos emagreci e respondo que eu e minha personal trainer, a Cláudia Passos, não trabalhamos com peso, balança, fita métrica. Meu ideal era voltar para o manequim 38. E consegui"

(Giovanna Antonelli - Revista Quem - Entrevista sobre o seu pós-parto das gêmeas Antônia e Sofia em 2011)



10 - Busque aliados! 

Um personal trainer pode estabelecer um programa adaptado ao seu tempo disponível, às suas características pessoais e à sua meta; clínicas de beleza e spas como o Espaço Elemental Beauty (foto acima) possuem tratamentos especializados para o pós-parto com o uso dos aparelhos estéticos mais avançadas do mercado como o Thermo, Erdermologia Corporal, Velashape, Corrente Russa, Cellutec e o incrível Freeze, além das clássicas drenagens linfáticas. Tudo isso somado aos benefícios da orientação de um nutricionista, como citamos acima, potencializa os resultados!

"Após a gravidez intensifiquei os exercícios aeróbicos e fiz drenagem linfática. Perdi os 18 quilos em 7 meses. Preferi emagrecer aos poucos para conquistar um peso estável. Se você emagrece muito rápido, engorda rápido também. É importante lembrar que a estética é consequência. Mulheres não se desesperem! Existe vida pós-parto".

(Lavínia Vlasak - para o Site Bolsa de Mulher- Sobre o pós-parto da sua 1ª filha Vittoria em 2012) 


Fique bem com você mesma
e conte com a gente!





Fotos e Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário