A gravidez é um grande momento emocional para a mulher, mas não é seu melhor momento físico. O corpo sofre inúmeras mudanças para acolher e nutrir o bebê, e este processo sobrecarrega o metabolismo feminino, o que pode gerar ganho de peso, alterações de humor, aumento das mamas, dor nas costas e acne, entre outras consequências. Consciente disso, você pode fazer escolhas e ter algumas atitudes que vão minimizá-las. Afinal, o seu filho irá nascer em breve e você deve recebê-lo com o seu melhor sorriso.
05 cuidados fundamentais
para manter o bem-estar e a auto-confiança durante a gravidez!
A Pele
Inevitáveis distúrbios hormonais podem provocar o aparecimento de acne, cravos pretos, ressecamento, oleosidade e os temidos melasmas (manchas marrons, causadas pela soma de hipersensibilidade e sol). Procure um dermatologista para indicar produtos adequados ao seu estado; evite o sol; hidrate a pele de manhã, de tarde. As estrias afetam 8 em cada 10 mulheres e hidratação é a forma mais eficaz de combatê-la; e beba muita água para turbinar a eliminação de toxinas pelo organismo.
Os Seios
Os seios é uma das partes do corpo mais atingida pelas mudanças da gravidez. Você pode sentir dores, inchaços, sensibilidade nos mamilos; sua aréola pode largar e pode aparecer estrias. O segredo é hidratá-los com massagens leves em movimento circular para maior penetração e usar um sutiã especial para grávidas com boa sustentação.
O Peso
Ganhar peso na gravidez é normal e até necessário, mas você deve ter controle dele. Peso extra significa má circulação, estrias e/ou dor nas costas. O ideal é contar com a orientação de uma nutricionista, mas independente disso você pode evitar doces, refrigerantes, frituras e, principalmente, qualquer tipo de excesso.
Coma cerca de 2500 calorias por dia, divididos em quatro refeções essenciais: café da manhã, almoço, lanche e jantar. Na dieta não deve faltar vitaminas : C (citrinos , legumes), A ( cenoura, tomate ) e B (leite, ovos,cereais integrais); ferro (carne, peixe, lentilha e espinafre); cálcio, que é essencial para a formação do esqueleto do bebê, e pode ser encontrado em uma grande variedade de produtos lácteos como leite, queijos e iogurte. Beba muito líquido como sucos e chás e de 1,5 a 2 litros de água por dia. Beba mais água que você comerá menos.
A atriz Giovanna Antonelli programou a sua última gestação de gêmeas, em 2010; o resultado foi um ganho de peso saudável, bem-estar e facilidade para retomar o peso pós-gravidez graças à dieta balanceada e atividades como caminhadas diárias, hidroginástica, pilates e musculação leve.
A Atividade
Se você sempre correu de atividades físicas, o grande conselho durante a gravidez é quebrar esse tabu e investir em caminhadas, hidroginástica, yoga para gestantes, pilates ou natação, um exercício muito recomendado para fortalecer as articulações, melhorar a circulação das pernas e estimular a respiração. Sua pele, seu corpo, seu astral, seu marido e seu bebê vão agradecer! Mas só os faça com liberação médica e evite atividades extras nos delicados dois primeiros meses de gestação.
A Pausa
O relaxamento é fundamental para as grávidas. Mesmo que esteja habituada a uma vida acelerada, você deve aprender a reduzir o ritmo e evitar estresse e ansiedade. A prática de Yoga pode aliviá-la dos problemas diários e ajudá-la a se preparar para o parto; e uma vida sexual saudável pode garantir o bem-estar de seu corpo e da sua mente, tendo apenas o cuidado de escolher posições mais amenas. Para algumas mulheres o desejo sexual aumenta, para outras ele diminui, neste caso o importante é que você e o seu parceiro lembrem que é momentâneo, e que o mais importante é o apoio mútuo.
O sono é altamente regenerador e durante a gravidez ele ganha importância extra, porque muitas coisas estão acontecendo dentro, fora e ao seu redor. Se estiver com dificuldades para adormecer, invista no hábito da leitura na cama ou de fazer palavras cruzadas antes de ir dormir; mantenha-se ativa durante o dia; coloque um travesseiro embaixo dos joelhos dobrados para relaxar a sua coluna; ou apele para um exercício de respiração da Yoga.
Leve a sério o compromisso de ficar bem.
Fotos e Fontes:
Nenhum comentário:
Postar um comentário